47 3373 5412
A- A+

Acupuntura


fotos/lista_conteudos/acupuntura011_1330624565_g.jpg

A acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da Organização Mundial da Saúde. 

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Os pontos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas como os dedos, ventosas ou pelo aquecimento promovido por moxa, um bastão que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser e corrente elétrica.

Dentro do conhecimento atual de fisiologia, a Acupuntura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade dos nervos.

Atualmente, o efeito benéfico da acupuntura já foi confirmado por estudos científicos em diversas doenças. Dentro da ortopedia a acupuntura já demonstrou ser eficaz em várias situações, desde casos de distensões musculares e dores agudas na coluna, e até mesmo como auxiliar no controle dos sintomas da artrite, fibromialgia e gota.